Olá pessoal! Tudo bem?
Estou aqui em uma das primeiras e ultimas postagens de 2015 (pois neste ano postei poucas vezes, rs) para falar um pouco sobre as mudanças de pensamento que uma virada de ano nos trás.
Praticamente todas as pessoas que eu conheço, gosta de traçar novas metas para o próximo ano: Se exercitar mais, se alimentar melhor, viajar mais, ser uma pessoa melhor e etc. Mas o que eu quero discutir aqui é um pouco diferente disso, seria mais um retrospecto do ano que passou, para ajudar a preparar as coisas pro ano que virá.
Como acredito que todos os leitores do meu blog residem no Brasil, todos estão cientes de que 2015 não foi um ano nada bom, crise política (Onde temos um presidente com o maior índice de reprovação da história e agora com processo de impeachment aberto, muitos políticos presos por corrupção, Petrobras que era um orgulho nacional afundada em dívidas de corrupção), crise econômica (milhares de demissões, cargos fechados, empresas falidas e etc.), desastre ambiental irreparável em Mariana, ou seja são inúmeros os motivos para citar o ano de 2015 como o pior da nossa história recente (de 5 a 15 anos pra cá). Mas de que forma isso tudo te afetou neste ano? (Se é que afetou). Quais as expectativas para 2016?
Uma das coisas que mais gosto de fazer na minha vida é tentar ser melhor a cada dia. Todo dia sempre reservo um momento para refletir sobre o dia que passou: Qual foi a melhor coisa que eu fiz no dia, e que eu mais me orgulho? E qual foi a pior coisa que eu fiz no dia e que eu menos me orgulho? Eu acredito desde que iniciei essa rotina simples, eu consegui criar alguns hábitos melhores pra minha vida, e cortar outros hábitos ou vícios dos quais eu não me orgulhava ou não gostava mas não percebia que todo dia acabava cometendo os mesmos erros.
Esse pensamento é um tanto quanto imediatista, em relação à amplitude da vida, mas filosofar sobre o que você fez de mais importante na vida é tão distante que acaba sendo difícil até de se mensurar, então porque não fazer uma análise profunda sobre o seu ano, para começar o próximo mais focado em ter um ano melhor do que o anterior, e pior do que o próximo?
Uma inspiração para esse post, veio do site maistempo que fez um post do qual tirei algumas ideias abaixo. Seguem as 5 perguntas sugeridas nesse blog para refletirmos sobre o ano que passou, para que sejamos melhores no ano que está por vir:
1 – Maiores Aprendizados
Considerando o ano que está acabando, quais foram os seus maiores aprendizados? Quais foram suas maiores dificuldades no ano, e como você as enfrentou? Que coisas você não repetiria nunca mais na sua vida? E que coisas você repetiria sempre que possível?
2 – Oportunidades Perdidas
Do que você lamenta ter deixado de fazer neste ano? Qual foi o motivo que te levou a perder essa oportunidade? Se tivesse outra oportunidade, deixaria escapar? Porque?
3 – Pessoas Importantes
Quem foi(am) a(s) pessoa(s) mais importante(s) pra você nesse ano? Você retribuiu à altura toda a importância dessa pessoa? Quem você precisa manter mais próximo de si no próximo ano? Quem você precisa manter distância?
4 – Metas
Você traçou mentas no ano anterior? Se sim, quais delas conseguiu realizar? Quais ainda estão pendentes e você ainda considera importante realizar? O que te impediu de realizá-las? Ao definir metas pro próximo ano, dê uma atenção especial para as que se lembra que estão na lista desde o ano passado e ainda são consideradas importantes e foque nelas, pois se você está com um objetivo não alcançado há muito tempo e nem se quer iniciou ele, tem algo errado no seu planejamento anual, procure saber onde está o erro.
5 – EU com EU
Neste item vou o post original:
Sobrou tempo para você? Leu os livros que comprou? Cuidou da saúde? Fez algum esporte com regularidade? Descobriu ou praticou algum hobbie com frequência? Dormiu bem? Se alimentou bem? Cuidou do físico, da mente, do coração e do espírito?
Acredito que o ideal seria responder essas perguntas de alguma forma que você tenha acesso no ano que vem (mande um e-mail para você mesmo, anote na sua agenda com data de 30/12/16, e etc) para quando for fazer um retrospecto do próximo ano, você consiga ver como foi o seu ano anterior, e perceber quanta mudança houve nos últimos 365 dias.
Pra mim especialmente 2015 será sempre lembrado como o início de uma nova vida em todos os sentidos, inclusive literalmente, pois foi o ano do nascimento da minha filha Beatriz!
E como um filho é capaz de mudar completamente nosso planejamento de vida, nossos objetivos, e a nossa visão do que realmente importa da vida.
Portanto pretendo responder essas perguntas, talvez na minha agenda do google, para me lembrar daqui um ano de como foi 2015, o que eu esperava de 2016, e com toda a fé que eu tenho na vida, será muito melhor que o atual ano cheio de problemas no cenário global, que impactaram diretamente na vida de todos nós.
Abraços à todos!!!
E que venha 2016 com muita alegria, mudanças e objetivos a serem alcançados.
ResponderExcluirTe amo meu amor.
E que venha 2016 com muita alegria, mudanças e objetivos a serem alcançados.
ResponderExcluirTe amo meu amor.