Aproveitando as férias, resolvi criar um post para ajudar todos àqueles não conhecem feeds RSS e como eu adoram acompanhar vários blogs e sites de notícias, mas acaba não se lembrando de acessar todos eles regularmente e por consequência perde algumas postagens interessantes, para solução dos seus problemas eu lhes apresento: RSS Feeds!!!
O que significa RSS Feeds e para que serve?
A palavra RSS é a abreviação de Really Simple Syndication, conhecido também como "feeds de notícias", conforme sugestão de tradução do Google, onde a palavra Feed em português significa alimentar, manter, ou seja seria uma forma de manter suas notícias, resumindo, a tecnologia é utilizada normalmente para facilitar o acesso às notícias mais atuais de determinados blogs e portais de notícias, e qualquer outro tipo de página de internet que tem seu conteúdo atualizado com frequência.
Seria o equivalente à assinar um jornal e assim que a próximo edição estiver finalizada você recebesse ela automaticamente, e sem custo nenhum. Mas para conseguir utilizar-se dessa tecnologia, o administrador do blog ou do portal de notícias que você deseja "assinar" deve disponibilizar o endereço da pagina da respectiva feeds.
Como identificar um site que utiliza a tecnologia RSS feeds?
A maioria dos navegadores adotou um ícone padrão para identificar um site que possui feeds, exemplo que irei citar estou usando o navegador Google Chrome 11:
ícone padrão para representar uma pagina que utiliza feeds. |
Antes de continuarmos a explicação eu recomendo a visualização desse vídeo abaixo, esta em inglês mas com legendas, e explica muito bem como funciona a tecnologia e como utilizar, caso tenha dúvidas irei explicar com mais calma abaixo.
O que é um agregador e como utilizar?
Os agregadores são softwares ou serviços que reúnem os seus feeds de notícias em um só lugar, existem dois tipos diferentes de agregadores: os locais e os remotos.
Os agregadores locais, normalmente são softwares que você instala no seu computador e nele você reúne todos os feeds dos sites de acessa com frequência, e assim que alguma notícia ou post é publicado, ele baixa automaticamente para o seu PC, alguns exemplos famosos são: Microsoft Outlook, Mozilla ThunderBird e feedReader, esse ultimo tem um tutorial bem legal de como utilizar aqui.
Os agregadores locais são perfeitos para quem acessa seus sites favoritos sempre do mesmo computador.
Já os agregadores remotos, normalmente são serviços web que fazem a mesma função do agregador local, reunir todos os feeds que você utilizar mas de uma forma que pode ser acessado em qualquer lugar que vocês estiver. O mais utilizado, principalmente para pessoas que utilizam os serviços da Google, é o Google Reader, ele é muito prático e fácil de usar, segue uma imagem dele abaixo.
Exemplo de tela do Google Reader. |
Eu pessoalmente prefiro utilizar o Google Reader, pois além de ser rápido, como eu sempre estou on-line no meu Gmail, com apenas um clique, independente do Sistema Operacional e da maquina que eu estiver, eu consigo acompanhar as atualizações dos blogs que sigo. Existe um tutorial explicando como utilizar o Google Reader passo-a-passo, clicando aqui.
Já escolhi o agregador que irei utilizar, e uma página que utiliza feeds, como faço para começar a usar?
Basicamente, esta forma que irei lhes apresentar funciona em qualquer agregador, assim que você encontrou o ícone padrão do RSS, se você clicar nele você será redirecionado para a pagina em formato XML que contém os dados do feeds, que pode conter todo o post, somente um resumo ou somente um título, quando você clicar no ícone laranja do feeds e abrir uma nova página, basta copiar o endereço na barra de endereços do seu navegador, conforme abaixo:
Pagina de feeds com endereço para ser utilizado no agregador |
Que tal fazer um primeiro teste com o feeds deste blog? Você pode encontrar o ícone na barra de endereços, ou na coluna à direita, um banner com o nome "Inscrever-se no Feeds RSS".
Algumas páginas oferecem mais facilidades para se inscrever, como a imagem mostrada acima da pagina de feeds do meu blog, ela possui links diretos com vários agregadores, logo abaixo do título, se você utiliza algum desses agregadores basta clicar no botão respectivo, para acessar a página do meu feeds, clique aqui.
Existe alguma alternativa ao feeds para receber as atualizações de um site?
Uma outra ferramenta interessante que alguns administradores utilizam, é o recebimento de novidades por e-mail, caso você tenha um site, poderá cadastrá-lo no feedBurner e ele disponibilizará esse serviço, além de estatísticas detalhadas dos usuários inscritos no seu feed.
Caso quiser testar esse serviço de recebimento de novidades por e-mail, na barra à direita desse blog existe um banner que lhe auxiliará a se cadastrar nesse serviço, caso você não tenha se familiarizado com os feeds, apesar de que esse serviço não é utilizado por todos os blogs.
E aí pessoal alguma dúvida?
Qualquer coisa postem nos comentários que tentarei ajudar na medida do possível.
ótimo artigo muito bem explicado,parabéns!
ResponderExcluir